Terapia de Constelações

A Constelação é uma experiência densa e energética, que dissolve os emaranhamentos energéticos e liberta os pacientes de papéis assumidos inconscientemente e que podem estar na origem de doenças. A Constelação pode ser individual, familiar e empresarial, são realizadas em Campinas, Goiânia e São Paulo. 

Lidando com os laços emotivos que unem as famílias, o método terapêutico constrói, por meio de representantes, o sistema familiar do paciente, com o objetivo de resolver conflitos do passado que acabaram por se transformar em patologias. Com o processo, é possível compreender que todos os membros de uma estrutura familiar influenciam profundamente os sentimentos e a saúde das pessoas. 

Por meio do testemunho das sensações percebidas pelos representantes, a terapeuta interpreta os caminhos que levarão o paciente a perceber a origem de seus próprios conflitos, assistindo, como espectador, suas histórias de vida e talvez informações que ele próprio ignore, sempre buscando a própria cura. Esse resgate proporciona reconciliação, harmonia e promove a saúde espiritual e psíquica da pessoa que trouxe o problema, atingindo, por ressonância, os participantes do evento.

 

Um dos aspectos mais importantes da terapia é a sua amplitude. “Os resultados obtidos na terapia acabam se estendendo para os demais integrantes da família, pois a busca é por soluções para o sistema energético não só do paciente, mas de toda a família”, afirma Irene. “O amor que cura é o mesmo amor que adoece”, reforça a psicoterapeuta.

BERT HELLINGER, psicoterapeuta alemão, com diversos livros publicados, criou esta nova abordagem de psicoterapia sistêmica, que trabalha com a principal energia dos sistemas familiares e organizacionais: a energia do amor.

Constelação Familiar

É uma modalidade terapêutica que se destina a pessoas que queiram trabalhar suas relações familiares e amorosas, traumas, perdas e luto, problema de saúde, dentre outros.

No desenvolver dos trabalhos, é possível reconhecer emaranhamentos entre gerações, que mantém as pessoas enredadas no sistema energético da família.

Cada constelação lança luz sobre o espaço desconhecido onde se ocultam fatos e sentimentos adotados de outros membros da família que, por vezes, estão sendo atuados no presente, com reflexos negativos sobre as relações afetivas e a saúde.

Como um retrato vivo, a constelação revela bloqueios e vínculos secretos. Utilizando a colocação de constelações familiares de maneira criativa, trabalham-se as emoções a fim de encontrar uma solução nova e libertadora.

O Amor nas Relações Familiares

Quando se fala de amor que cura, devemos pensar que há também um amor que adoece. Habitualmente, pensamos que amamos e não compreendemos por que, às vezes, nós mesmos ou as pessoas amadas, adoecem, sentem-se infelizes, não têm sucesso e até podem chegar ao suicídio, mesmo sendo queridas e protegidas. Buscamos as causas nas circunstâncias da vida e não conseguimos explicações.

Álbuns de Família

Como um retrato vivo, a constelação revela bloqueios e vínculos secretos. Utilizando a colocação da constelação familiar de maneira criativa e inovadora, trabalham-se as emoções originadas no sistema a fim de encontrar uma solução nova e libertadora.

Constelação Sistêmica Empresarial

O fluxo de energia também se faz presente na vida profissional. No dia a dia das empresas, sem perceber, as pessoas bloqueiam o processo criativo, a capacidade produtiva e a harmonia entre os colegas. A conseqüência é traumática e prejudica o crescimento da organização.

A constelação Sistêmica Empresarial funciona para otimizar a dinâmica e o fluxo energético da produtividade. A reorganização contribui para harmonizar as relações, pois as pessoas que se identificam trabalham juntas e as que não se entendem são redistribuídas. A hierarquia e a organização se ajustam e aumentam o desempenho produtivo e a energia emocional da empresa.

Constelação Sistêmica Empresarial

No workshop o participante tem a oportunidade de colocar seu próprio sistema familiar e descobrir onde se encontram os “nós” familiares ou profissionais. É possível participar do grupo somente como apoiador. As pessoas que optarem terão preferência. No entanto, a dinâmica do grupo também orienta a escolha dos consteladores.

Depoimentos

           Conheço o trabalho de Constelações Familiares da  Irene Cardotti há mais de 20 anos, neste longo período de participação ressalto o seu comprometimento e profissionalismo como conduz seus encontros nos quais aplica todo seu aprendizado, pois esta sempre se atualizando e participando de cursos ou encontros com Bert Hellinger no Brasil. 

 

Pessoas que tem participado que querem conhecer o trabalho de Constelações Familiares ou mesmo aquelas que já conhecem o trabalho de outros profissionais, porém, querem ver outra forma de abordagem ou de condução dos trabalhos, comentam que a metodologia aplicada aos trabalhos de uma forma personalíssima que a doutora emprega, é diferenciada com seus “insinght”, vivencia, experiência e segurança de quem domina o assunto ficam entusiasmadas com a técnica e a “terapia”. 

 

Vale ressaltar que em determinadas constelações que achamos que o emaranhado é tanto e que a constelação não vai evoluir, a doutora com sua intuição consegue extrair do nada intuições que a fazem “tirar leite de pedra” e a constelação toma um rumo, tendo seu desfecho.

 

—  Claudio Golabek

Irene Cardotti © 2009 | Direitos Reservados