A saúde dos seus olhos

Os Olhos são o Espelho da Alma

Lowen no seu livro “Bioenergética” afirma que devemos ver “a pessoa em sua natureza expressiva e o modo como a vemos determina não só como a compreendemos, mas também como ela nos responde. Cada tipo de animal tem um olhar especial que reflete sua qualidade especial. 

Os olhos de um gato, por exemplo, têm uma qualidade de independência e distância. Os de uma ave são diferentes, embora os olhos de todos os animais sejam capazes de expressar sentimentos.

 

Podemos afirmar que os olhos são as janelas do corpo assim como também que eles são “espelhos da alma”. Pessoas cujos olhos vagueiam no espaço tem característica esquizóide. Quando se olha no âmago destes olhos tem-se a impressão de vazio interior. Olhos distantes indicam que a pessoa está longe. Podemos trazê-la de volta chamando sua atenção. Sua volta coincide com um contato que se estabelece entre seus olhos e os nossos, quando nos olha e seus olhos então focalizam-se sobre nós. Falamos de olhos ardentes no rosto de um fanático, consumido por um fogo interno. Embora possamos ver olhos cintilantes, risonhos, o mais comum é vermos tristeza e medo nos olhos de todo mundo quando suas venezianas estão escancaradas. Para perceber a expressão dos olhos de uma pessoa, devemos usar nossa mirada neles e deixar que apareça em nós a expressão dos olhos de forma suave; se assim procedemos podemos perceber um sentimento no olhar da pessoa, o que nos permite conhecê-la melhor.

 

A leitura de Lowen destes sentimentos é como segue:

 

Súplica: ‘Por favor, me ame’

 

Desejo: ‘Quero te amar’

 

Cuidado: ‘O que é que você vai fazer?’

 

Desconfiança: ‘Não posso me abrir com você’

 

Erotismo: ‘Você me excita’

 

Ódio: ‘Te odeio’

 

Confusão: ‘Não entendo

 

Por outro lado, ver é um processo mais passivo, no qual permite-se que o estímulo visual entre pelos olhos e dê origem a imagens. Em contrapartida quando uma pessoa olha, ela expressa-se ativamente através dos olhos.

 

“O contato visual é uma das formas mais íntimas e poderosas de contato entre duas pessoas, pois envolve a comunicação de sentimentos num nível mais profundo do que o verbal: o contato entre os olhos é uma forma de tocar. Por este motivo, esse tipo de aproximação pode ser muito excitante. 

 

Dado que o contato visual é uma forma de intimidade, poderá ter uma implicação sexual.

 

Quando as pessoas estão alheias com o que acontece ao seu redor, ou seja, alienadas em maior ou menor grau, o ver não se acompanha do olhar.

Os Olhos e a Personalidade

“Os olhos são o espelho da alma porque refletem direta e imediatamente os processos energéticos do corpo.(...) Qualquer depressão no nível de energia da pessoa enfraquece a luminosidade de seus olhos. Na morte, os olhos estão vidrados e opacos(...). A pessoa que tem um alto grau de sexualidade apresenta um fluxo de energia completo e os pontos periféricos: olhos, as mãos, os genitais e os pés. O indivíduo com um ego forte tem a capacidade de olhar diretamente nos olhos de outra pessoa.

O Olhar e os Caracteres:

Esquizóide: “O olhar típico pode ser descrito como vazio ou inexpressivo. É a ausência de sentimento nos olhos que caracteriza esta personalidade. 

 

Oral: O olhar é tipicamente suplicante, uma súplica de amor e de apoio.

 

Psicopático: Há duas modalidades de olhar psicopata. O olhar constrangedor ou penetrante presente naqueles com necessidades de controlar e dominar os outros. O outro tipo de olhar é o suave, sedutor ou intrigante, que seduz a pessoa à qual se dirige no sentido de esta entregar-se nas mãos do psicopata. 

 

Masoquista: O olhar típico é de sofrimento ou dor. O masoquista sente-se ludibriado e está em maior contato com este sentimento do que com seu senso subjacente de sofrimento. O lado sádico do caráter masoquista apresenta olhar duro. Isto pode ser explicado como uma inversão do olhar masoquista normal, triste e delicado.

 

Rígido: Em geral, o indivíduo portador desta personalidade tem olhos relativamente fortes e brilhantes. Quando a rigidez é muito acentuada, os olhos tornam-se duros sem perderem sua luminosidade. O embrutecimento do olhar é uma defesa contra a tristeza que está abaixo da superfície do caráter rígido e que se relaciona ao sentimento de frustração amorosa. Diferentemente do indivíduo de caráter masoquista, o rígido se equilibra através de uma violenta atitude agressiva que ilumina tanto sua maneira de ser quanto seus olhos.

 

Lowen relata de sua própria experiência, a importância da relação dos olhos com as próprias emoções. Ele achava que o olho direito seria o mais forte pois o olho esquerdo lacrimejava mais copiosamente nas situações tristes ou quando ventava muito. Só que para a sua surpresa, o olho mais forte e que enxergava melhor era o esquerdo, diz Lowen: “Percebo agora que era justamente esta qualidade do olho esquerdo que preservara sua acuidade visual, ao passo que meu olho aparentemente forte, o direito, estava sofrendo com o esforço de defender-se de sentimentos internos de tristeza, que exprimiam-se sem obstáculos pelo olho esquerdo. Foi uma experiência pessoal, que possibilitou-me entender quão intimamente a expressão dos sentimentos pelos olhos está relacionada com a função visual e a afeta”.

 

Lowen considera que a sua capacidade visual permaneceu muito boa durante longos anos porque ele costumava jogar tênis em quadra de saibro, em que ficava exposto à luz do sol refletido. “Não percebia o valor disto até ter aprendido, há alguns anos, que olhar para o sol e visualizar a si mesmo (com os olhos fechados) numa atmosfera ensolarada e agradável são técnicas que alguns praticantes do método Bates usam para o tratamento da miopia. 

Dificuldades Emocionais - Self Healing e Bioenergética

“A dificuldade com o método de Bates é que exige o compromisso a um programa intensivo de exercícios de visão que a maioria das pessoas parece incapaz de executar. Se levarmos em consideração estas dificuldades 

práticas, permanece o fato de que a miopia pode ser melhorada. Vi um progresso destes acontecer no decurso de uma dramática sessão terapêutica. Infelizmente foi temporário e a melhoria conquistada não perdurou da mesma forma. Apesar disso, muitos pacientes relatam algumas melhoras de visão que se sustentam como resultado da terapia bioenergética. 

 

Na miopia os olhos estão fixos e arregalados pela pouca mobilidade do globo ocular, os músculos oculares estão contraídos e tensos. Se pudermos recuperar a mobilidade do olho comprometido, poderemos reduzir substancialmente sua condição míope. A significação psicológica da miopia é medo, no entanto a maior parte dos míopes não percebem esse medo, Lowen explica isso dizendo que “o olho míope está num estado de choque parcial bloqueando, deste modo, a manifestação de qualquer emoção por meio deste órgão.

 

Muitas mães chegam inclusive a nem perceber conscientemente o olhar que dirigem aos filos. Vi uma mãe, em meu consultório, olhar para sua filha com uma raiva tão intensa nos olhos que senti medo. A filha nem prestou atenção; poderia, para ela, ser um acontecimento tão comum, como para a mãe que não mostrou também ter percebido seu olhar, mas eu podia imaginar como o problema de personalidade de sua filha estava relacionado a estes olhares. A menina era míope. Havia já muito tempo que bloqueara toda tomada de consciência de expressões de sua mãe, mas seus olhos estavam arregalados de medo.

 

Olhos arregalados abrem o campo da visão periférica mas reduzem a visão central. Uma nova defesa é construída num nível inferior: os músculos à base da cabeça, principalmente na região occipital e em redor do maxilar, tornam-se tensos e contraídos para poderem eliminar o fluxo de sentimentos para os olhos. Este anel de tensão é encontrado na totalidade dos casos de miopia. Psicologicamente, a criança refugia-se para um espaço ainda menor, mais confinado, deixando do lado de fora de suas paredes os elementos perturbadores do mundo externo.

 

Devido ao fato de o olho míope estar em estado de choque, os exercícios especiais para olhos como os do método Bates, conquanto necessários e úteis, não são a resposta completa para o problema. Seu valor aumenta consideravelmente com a dissolução das tensões, o que irá permitir mais energia e excitação fluindo até os olhos. A respiração tem um efeito positivo sobre os olhos.

 

Depois de um período de respiração profunda e prolongada ao longo dos vários exercícios de olhos, a maioria dos pacientes tem a visão notoriamente mais clara e brilhante. Os exercícios de contato com o chão (grounding) também ajudam o processo de recuperação.”

 

Segundo Lowen há dois fluxos de energia que estão ligados aos olhos. Um na parte anterior do corpo que sobe do coração aos olhos e estão relacionados com sentimentos de ternura e súplica e um segundo fluxo de energia nas costas que sobe até a cabeça, relacionado com a agressividade. Para um bom contato visual seria necessário que os dois tipos de energia estivessem misturados. 

Irene Cardotti © 2009 | Direitos Reservados